5 Oct 2014

Parte 6 – O Seminário

Posted by vision360ministries

Agora queremos compartilhar sobre o tempo que tivemos de ensino lá em Nampula. Cerca de 50 líderes se reuniram para a reunião mensal de treinamento e encorajamento. Ano passado êles haviam pedido que nós ensinássemos sobre Casamento e Família êste ano. Organizamos um livreto com 7 princípios, baseado nos cursos que já havíamos ministrado. Imprimimos 100 cópias e passamos 4 dias estudando esses princípios com eles. Os costumes de Casamento e Família são determinados culturalmente. Quando estudamos o plano de Deus para casamento e família, sempre vamos entrar em conflito com as práticas culturais em todas as culturas, pois costumes culturais são, quase sempre, determinados pelo homem. Em contraste com isso, Deus designou princípios para termos um casamento forte e abençoado.

IMG_6471

As duas áreas que mais criaram conflitos para o povo Macua foram a fidelidade no casamento e o papel do pai na família. Fidelidade é um problema porque há muitos que já tiveram mais do que um cônjuge. Casamento é fácilmente desfeito e um novo relacionamento estabelecido. Imoralidade também é um problema, por isso nós os desafiamos a aplicar os princípios de Deus para casamento como uma aliança e o conceito de uma só carne.

IMG_6473

A sociedade Macua é matrilinear, o que quer dizer que a linhagem é passada através da mãe. Isso, por si só não seria um problema maior, contudo, na cultura deles, o irmão da mãe tem mais autoridade sobre a vida dos filhos do que o pai tem. Se o homem é o cabeça da esposa, como Paulo escreve em Efésios 5, então ele deve ter a autoridade de líder no lar. Também estudamos como essa liderança é modelada pelo amor que Jesus tem pela Sua noiva, a Igreja. Deixamos aqueles desafios diante deles para aplicarem à sua cultura, específicamente. Aparentemente eles aceitaram as verdade e os desafios, pois eles nos pediram para apresentar o mesmo estudo no próximo ano, quando eles planejam ter suas esposas também participando.

IMG_6423

Paulo falou sobre semear e colher em Gálatas 6:7. Isso é totalmente verdade em nossos casamentos e famílias. Se nós semeamos os princípios de Deus, colheremos os benefícios de Deus. Se nós semeamos os princípios do mundo, vamos colher as maldições do mundo. Deus tem um grande plano. Só precisamos ter fé, acreditar e segui-lo. Isto é verdade para todos os povos de todas as culturas.

IMG_6516

IMG_6522

Comments are closed.

  • Browse

    or
  • Give Online